Devemos comer hortícolas e há boas razões

SIC Explica-me

Devemos comer hortícolas e há boas razões

Comer cenouras, alface, tomate ou espinafres é muito importante para ter uma alimentação saudável e equilibrada. Estes hortícolas fazem parte da Roda da Alimentação Mediterrânica, um guia que nos ajuda a saber o que e quanto devemos comer todos os dias.

Os hortícolas incluem legumes e hortaliças, que podem ser raízes como a cenoura, bolbos como a cebola, folhas como alface ou inflorescências como os brócolos e a couve-flor.

Segundo a Roda da Alimentação Mediterrânica, devemos comer 3 a 5 porções de hortícolas por dia.

Uma porção pode ser, por exemplo, duas chávenas de hortícolas crus ou uma chávena de hortícolas cozinhados.
As crianças entre 1 e 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens ativos e rapazes adolescentes pelos limites superiores.
A restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.


Podem ser preparados de muitas formas!

Podes consumir alimentos do grupo dos hortícolas crus ou em saladas, cozinhados, em sopas, ou até assados no forno. Experimentar diferentes formas pode ajudar-te a descobrir os sabores de que mais gostas.

Pensa também no planeta!

Também é uma boa ideia escolher hortícolas da época e produzidos em Portugal tanto quando for possível, porque assim estás a ajudar o ambiente e a valorizar os alimentos locais.

Comer mais hortícolas todos os dias é uma escolha inteligente para crescer saudável e com energia para brincar, aprender e viver bem.