António José Seguro nasceu a 11 de março de 1962, na vila de Penamacor, uma pequena localidade do interior de Portugal, no distrito de Castelo Branco, perto da fronteira com Espanha.
Gostava de piões, berlindes e de jogar à bola
Quando era criança, gostava de brincar com coisas simples, como piões e berlindes. Também jogava futebol na Associação Desportiva Penamacorense.
Desde muito novo que se interessou por fazer coisas para o bem da comunidade e por pensar em formas de ajudar as pessoas a viver melhor. Na juventude, foi líder da Juventude Socialista, um grupo de jovens que discutia política e aprendia a participar na vida do país.
Estudou Relações Internacionais, na Universidade Autónoma de Lisboa, e depois tirou um mestrado em Ciência Política, no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa). É casado e tem dois filhos.
Deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu
Trabalhou em diferentes lugares importantes. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, secretário de Estado da Juventude e ministro-adjunto do primeiro-ministro António Guterres. Mais tarde, foi também secretário-geral do Partido Socialista.
Nos últimos 10 anos não se ouviu falar muito de António José Seguro porque esteve a dar aulas como professor na universidade e manteve-se quase sempre em silêncio sobre questões políticas.
A decisão de se afastar da política aconteceu em 2014, quando perdeu a liderança do Partido Socialista para António Costa.
O regresso e um resultado histórico
A decisão de se candidatar a Presidente da República foi anunciada a pouco mais de seis meses das eleições. Na altura disse: "afastei-me quando podia dividir, volto agora para unir".
António José Seguro foi eleito Presidente da República, ao vencer a segunda volta das eleições, com uma votação histórica. Nunca um Presidente obteve tantos votos.
António José Seguro vai substituir Marcelo Rebelo de Sousa, que foi eleito em 2016, e que termina o mandato a 9 de março.

