Para que um arco-íris apareça, é preciso que dois elementos se juntem: a luz do sol e gotinhas de chuva. Quando o sol está a brilhar e a chover ao mesmo tempo, as condições estão perfeitas para o espetáculo de cores começar.
Sabes que a luz do sol pode parecer branca, mas esconde um segredo: ela é feita de muitas cores.
Um prisma ou um vidro transparente faz o mesmo que as gotas de chuva: transforma a luz branca num pequeno arco-íris. Experimenta para veres o que acontece.
Normalmente não conseguimos ver as cores separadas. Mas, na natureza, cada gota de água funciona como um pequeno laboratório de ciência. Quando a luz do sol entra numa gota, acontecem três coisas:
A luz dobra-se ao entrar
Ao passar do ar para a água, a luz abranda e muda um pouco de direção. Os cientistas chamam a isto refração. Como cada cor se comporta de maneira ligeiramente diferente, elas começam a separar-se.
A luz bate no fundo da gota e volta para trás
Dentro da gota, a luz reflete-se na parte de trás, como se a gota fosse um espelho redondo.
A luz volta a dobrar-se ao sair
Quando sai da gota, a luz dobra-se novamente. Agora, as cores já estão separadas e seguem caminhos diferentes.
É assim que aparecem as cores do arco-íris, sempre na mesma ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
O vermelho fica mais acima porque se desvia menos, e o violeta fica mais abaixo porque se desvia mais.
Para conseguires ver um arco-íris, tens também de estar no sítio certo.
O sol deve ficar atrás de ti e a chuva à tua frente. Por isso, duas pessoas em lugares diferentes podem ver arco-íris diferentes, ou nem ver nenhum.
Às vezes, aparecem dois arco-íris ao mesmo tempo. O segundo é mais fraquinho e tem as cores trocadas. Isso acontece porque, nesse caso, a luz reflete-se duas vezes dentro da gota antes de sair.
O arco-íris não é um arco, mas um círculo!
O arco-íris não é apenas um arco. Na verdade, ele é um círculo completo. Nós só vemos metade porque o chão tapa a parte de baixo. Se estivesses num avião ou num helicóptero, poderias ver um arco-íris em forma de círculo.

