A resposta é simples. Como a Lua nunca está parada, porque está sempre a girar à volta da Terra, a sua posição em relação ao Sol muda, por isso a luz também vai mudando. Sabias que a Lua não brilha sozinha. Na verdade, a luz que vemos é o reflexo do Sol.
Ao mesmo tempo que a Lua gira em volta da Terra também gira à sua volta. Aqui vem a parte curiosa: o tempo que a Lua demora a dar uma volta em torno de si mesma é o mesmo que leva para dar uma volta em torno da Terra — cerca de 29 dias.
É como se a Lua fosse uma companheira que anda lado a lado com o planeta Terra. É por isso que vemos sempre o mesmo lado da Lua. A outra parte, chamada de lado oculto da Lua, nunca conseguimos ver sem ajuda de naves espaciais.
Quantas fases tem a Lua?
Durante a viagem que faz à volta da Terra a Lua parece mudar de forma. Isso acontece porque vemos partes diferentes dela iluminadas pelo Sol. A esses formatos diferentes chamamos de fases da Lua.
Existem quatro fases principais e quatro de transição.
As fases da lua são oito: Lua Nova, Lua Crescente Côncava, Quarto Crescente, Lua Crescente Gibosa, Lua Cheia, Lua Minguante Gibosa, Quarto Minguante e Lua Minguante Convexa.
Depois da Lua Minguante, vem novamente a Lua Nova e tudo começa de novo! É um ciclo que se repete todos os meses.
Sabes que a Lua também pode ser vista durante o dia? Ela está sempre no céu, o que muda é a sua posição em relação ao Sol, e é isso que define as fases lunares, que afetam os horários em que ela aparece e desaparece. Por vezes, a força da luz solar pode ofuscá-la.
Como é a Lua?
Apesar de haver várias ideias sobre o nascimento da Lua, a mais forte é a teoria do grande impacto, que defende que a Lua formou-se há cerca de 4,5 bilhões de anos, a partir dos restos de um grande choque entre a Terra e outro planeta, com o nome Theia. Esse planeta já não existe.
Uma parte do material projetado durante a colisão juntou-se e formou a Lua.
A Lua é assim uma bola enorme de pedra, com o chão cheio de buracos chamados crateras.
Não tem luz própria. Não tem árvores, água ou ar. Por isso, não dá para viver lá sem roupas especiais de astronauta.
À descoberta da Lua
Explorar a Lua tem sido uma das maiores conquistas da humanidade. A missão Apollo 11, lançada em 1969, marcou a primeira vez que o homem pousou na Lua. Comandada por Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, tinha como principais objetivos aterrar na Lua e recolher amostras do solo lunar.
A missão foi um sucesso e influenciou a ciência, tecnologia e inspirou gerações futuras de cientistas e astronautas. Desde então, o homem já visitou a Lua várias vezes.