Quando o Sol brilha, ele envia raios de luz em todas as direções. Esses raios são feitos de muitas cores diferentes, podemos ver essas cores num arco-íris.
Pensa que esses raios de luz são como bolinhas minúsculas que viajam pelo ar. Quando chegam à Terra, algumas dessas bolinhas batem nas partículas do ar e espalham-se em todas as direções.
As bolinhas azuis são as que mais se espalham e os nossos olhos são mais sensíveis à luz azul, por isso, quando olhamos para o céu, vemos mais azul do que qualquer outra cor!
Mas nem sempre vemos o céu azul
Quando o Sol está mais baixo e perto do horizonte, ao amanhecer e ao entardecer, a sua luz tem de atravessar uma camada muito maior da atmosfera.
Como a luz azul e verde já tinham sido todas espalhadas pelo caminho, só sobram a luz vermelha e a cor-de-laranja para iluminar o céu.
Quando há muitas nuvens, a luz do Sol não consegue passar bem. As nuvens espalham a luz para todos os lados e fazem o céu parecer cinzento.
Como se vê o céu do Espaço?
No Espaço, o céu é completamente preto! Isso acontece porque, aqui na Terra, temos o ar (a atmosfera), que espalha a luz do Sol e faz o céu parecer azul. Mas no Espaço não há ar, então a luz do Sol viaja em linha reta sem se espalhar.
É o que acontece na Lua também, o céu é sempre escuro porque a Lua não tem atmosfera para espalhar a luz do Sol.
Por isso que os astronautas, quando olham pela janela das suas naves, veem um céu preto cheio de estrelas brilhantes!
Experiência divertida
Queres fazer uma experiência para ver como a luz se espalha?
Pede a um adulto para te ajudar a encher um copo com água e adiciona umas gotas de leite. Depois, aponta uma lanterna para o copo num quarto escuro. Vais ver como a luz se espalha de forma diferente na água com leite!