Porque os dias são tão grandes no verão?

SIC Explica-me

Porque os dias são tão grandes no verão?

A Terra gira à volta do sol. Mas essa viagem não é feita num círculo perfeito, como muitas vezes vemos nos desenhos. A Terra anda numa órbita oval, com um formato mais alongado, como o de um ovo ou de uma pista de atletismo, mais largo de um lado e mais estreito do outro.

Além disso, a Terra não gira completamente direita: o seu eixo está inclinado, como se estivesse um pouco de lado. E são estas duas coisas juntas – a forma oval da órbita e a inclinação da Terra – que fazem com que existam as estações do ano e os dias sejam mais longos ou mais curtos.

O que acontece no verão?

Durante o verão em Portugal (que fica no hemisfério norte), a Terra está numa posição em que o nosso lado do planeta fica mais inclinado para o sol. Isso faz com que o sol nasça mais cedo e se ponha mais tarde. Ou seja, temos mais horas de luz solar e os dias são maiores!

Imagina um spinner inclinado

Sabes o que são os spinners? Aqueles brinquedos que giram muito rápido?

Por causa disso, ao longo do ano, diferentes partes do planeta recebem mais ou menos luz solar. Mas não é só a quantidade de luz que muda, também muda a forma como a luz chega até nós.

No verão, os raios solares chegam de forma mais direta. Por isso, o calor é maior. No inverno, os raios chegam mais inclinados à Terra e aquecem menos.

Já ouviste falar do solstício de verão?

O solstício de verão é o dia mais longo do ano, aquele com mais horas de luz solar. Acontece quando o sol atinge o ponto mais alto no céu, ao meio-dia. Normalmente, o solstício de verão acontece no dia 21 de junho, mas pode ser no dia 20 ou no dia 22.

Porquê?

Porque a Terra não demora exatamente 365 dias a dar uma volta completa ao sol. Demora um bocadinho mais. Para compensar essa diferença, a cada quatro anos temos um ano bissexto, com 366 dias. Esse ajuste faz com que, nalguns anos, o solstício de verão aconteça um pouco antes ou depois do habitual.