Os alimentos também podem ser reciclados

SIC Explica-me

Os alimentos também podem ser reciclados

Sabias que muitos alimentos que parecem “estragados” ainda podem ser aproveitados? Reciclar alimentos não é colocá-los no ecoponto. É dar-lhes uma nova oportunidade antes de irem para o lixo. E isso é muito importante, porque o desperdício alimentar é um problema sério.

Segundo dados das Nações Unidas, cerca de um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada.

Em Portugal, estima-se que sejam deitadas fora cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano. A maior parte desse desperdício acontece… nas nossas casas. Por isso, a mudança começa em cada um de nós.

Um pão que já não está fresco pode transformar-se em boas torradas.
As sobras de carne ou de peixe podem dar origem a novas refeições.

Mas há um alimento que merece atenção especial: a fruta. Muitas vezes, a fruta é desperdiçada apenas porque está demasiado madura ou com pequenas manchas.

No entanto, uma banana muito madura pode ser usada para fazer um batido, um bolo ou panquecas caseiras.

Maçãs maduras são perfeitas para compotas ou puré. Frutas mais moles podem transformar-se em sumos naturais, gelados caseiros ou doces feitos em casa.

Nada disto é lixo, mas sim criatividade e responsabilidade.

A fruta pode ser aproveitada quase por completo. Em alguns casos, a casca é comestível e rica em nutrientes.

Quando não é usada para comer, pode ter outras utilizações, como a criação de corantes naturais, atividades criativas ou bijutaria feita com sementes e cascas mais duras, como a do coco.

Evitar o desperdício alimentar é uma forma de cuidar do planeta, respeitar os alimentos e ajudar a cumprir um objetivo importante: reduzir para metade o desperdício até 2030. Cada alimento aproveitado é um pequeno gesto com um grande impacto.