Cada animal tem as suas razões para fazer barulho. Alguns precisam de comunicar com outros da mesma espécie a grandes distâncias. Outros usam o som para "ver" no escuro. E há ainda quem use o som como arma para prender a sua comida!
Mas antes de te mostrarmos alguns exemplos, vamos começar por explicar o que são decibéis.
O decibel é a unidade que usamos para medir a força dos sons. Quanto maior o número, mais forte é o som.
Um sussurro tem cerca de 20 decibéis, uma conversa normal fica nos 60, e sons acima dos 120 já podem magoar os nossos ouvidos.
O cachalote é o campeão do barulho
O cachalote é o animal que produz alguns dos sons mais potentes do planeta, chegando a cerca de 230 decibéis debaixo de água. Estes valores são medidos na água, onde o som viaja melhor e é calculado de forma diferente, por isso não podemos comparar diretamente com os sons do ar.
O cachalote usa estes sons para “ver” nas profundezas escuras do oceano, para se orientar, encontrar alimento e comunicar com outros cachalotes.
Um camarão especial
O camarão-pistola é pequenino mas poderoso. Consegue fechar a garra tão depressa que cria uma bolha de água que “explode” com um estalido de 210 decibéis, deixando os peixes tontos e sem reação. Enquanto ainda tentam perceber o que aconteceu, o camarão… zás! Já os comeu.
Um macaco que se faz ouvir a grande distância
Em terra, o macaco-bugio da América do Sul é o primata mais barulhento, com gritos que atingem 140 decibéis e podem ser ouvidos a 5 quilómetros de distância. Os bugios gritam para defender o seu território e para comunicar com o grupo.
O elefante e os seus sons incríveis
Já deves ter ouvido o som dos elefantes em alguns programas de televisão. Também impressionam. Podem chegar aos 117 decibéis. São sons muito graves, mas o elefante também faz sons mais agudos e estridentes, que parecem trombetas, para avisar o grupo ou mostrar que está assustado ou zangado.

