Porque estão os saguaros a morrer?

Sandra Varandas

Porque estão os saguaros a morrer?

No coração do deserto do Arizona um dos símbolos mais admirados do sudoeste americano está a enfrentar uma ameaça silenciosa, mas devastadora.

Quase todos os turistas que vão ao deserto querem tirar uma fotografia com um saguaro, pois é sem dúvida a principal atração.

O saguaro é uma planta da família dos cactos que existe nas regiões desérticas do sudoeste dos Estados Unidos da América e do México e pode atingir 15 metros de altura.

Durante séculos estes cactos resistiram às condições secas da região, mas agora estão a morrer devido às temperaturas recorde que se têm registado.

Ondas de calor

Desde 2020 que algumas zonas do Arizona têm passado por ondas de calor com temperaturas superiores a 43 °C durante várias semanas seguidas.

Matt York
Ty ONeil

Os cientistas dizem que os cactos estão a sofrer repetidos "golpes de calor" e que isso está a provocar a morte acelerada de exemplares com centenas de anos.

Estudos recentes revelam que a taxa de mortalidade dos saguaros na zona de Phoenix, nos EUA, aumentou de 1 ou 2% para cerca de 7% por ano, um ritmo insustentável para uma planta que pode demorar mais de um século a atingir a maturidade.

Por agora, o cacto saguaro, símbolo do Velho Oeste, enfrenta o maior desafio da sua existência: adaptar-se a um mundo em rápida transformação climática.