Antes de cada edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as Nações Unidas e o Comité Olímpico Internacional pedem aos países que deixem de lado os conflitos.
🌍 O objetivo é que os atletas e os espectadores possam participar em paz e segurança. É uma forma de mostrar que o desporto pode unir pessoas de diferentes países, mesmo quando existem problemas políticos.
Desde 1992, o Comité Olímpico Internacional recuperou esta tradição e apresenta a trégua antes de cada edição dos Jogos.
🏅 Porque é importante?
- Dá aos atletas a oportunidade de competir sem medo
- Mostra que o desporto pode ser um símbolo de paz
- Lembra-nos que, mesmo em tempos difíceis, é possível encontrar momentos de união
Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno que vão acontecer em Milão-Cortina no próximo ano volta a existir uma trégua olímpica, ou seja, um período em que os países devem deixar de lado os conflitos para garantir paz e segurança.
📅 Quando acontecem os Jogos?
- Jogos Olímpicos de Inverno: de 6 a 22 de fevereiro de 2026
- Jogos Paralímpicos de Inverno: de 6 a 15 de março de 2026
- Ambos vão acontecer em Milão e Cortina d’Ampezzo, duas cidades italianas
Depois da Rússia ter invadido a Ucrânia, em fevereiro de 2022, o Comité Olímpico não permitiu que a Rússia e a Bielorrússia participassem nos Jogos de Paris 2024, porque os dois países violaram a trégua olímpica.
Em Milão-Cortina, os atletas destes países só deverão ser autorizados a participar, com uma bandeira neutra. Ou seja, não podem representar os seus países.

