As girafas vivem nas savanas de África, em países como a Tanzânia, o Quénia ou a África do Sul. Passam o dia a caminhar e a comer folhas frescas das árvores, especialmente das acácias, as suas preferidas. Para as alcançar, contam com o pescoço comprido e uma língua que pode ter mais de 40 centímetros!
Estão sempre atentas
Sabias que dormem muito pouco? Muitas vezes, apenas 30 minutos por dia e quase sempre de pé! E as manchas no corpo não servem só para embelezar: ajudam a manter a temperatura e funcionam como uma “impressão digital” porque nenhuma girafa tem o mesmo padrão.
Tão grandes e tão calmas
Mesmo sendo enormes, as girafas são animais tranquilos. Quase não emitem sons e comunicam entre si com olhares, movimentos do pescoço e pequenos ruídos que nem sempre conseguimos ouvir.
Falar com o coração
Por serem calmas, silenciosas e terem um coração tão grande, a girafa foi escolhida como símbolo da Comunicação Não Violenta, criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg. Falar como uma girafa é comunicar com respeito, ouvir com atenção e usar as palavras com cuidado para não magoar as outras pessoas.