Sabias que a 22 de setembro se comemora o Dia Mundial do Rinoceronte? A data foi criada em 2010 com o objetivo de chamar a atenção para uma espécie que está em risco de desaparecer.
O Rinoceronte-de-sumatra, que era encontrado em todo o sudeste asiático, especialmente em florestas densas, hoje é um dos mais raros do mundo.
Em 2013 o rinoceronte-negro do oeste foi declarado extinto e o rinoceronte-negro do leste pode ser o próximo a desaparecer porque só existem cerca de mil.
Porque está o rinoceronte em perigo?
Caça ilegal
Algumas pessoas caçam e matam rinocerontes para lhes tirar os chifres, que são vendidos por muito dinheiro. É proibido, mas ainda acontece.
O chifre é muito valioso na China e no Vietname. Um quilo de chifre no mercado negro é negociado entre 50 mil e 90 mil euros. É transformado em pó e misturado em medicamentos, alimentos e cosméticos.
Muitas pessoas ainda acreditam que é um poderoso remédio contra várias doenças, mas nenhum estudo científico o comfirmou. Na verdade, o chifre nada mais é que queratina – a mesma substância que forma as unhas e os cabelos dos humanos.
Destruição do habitat
Os lugares onde vivem — florestas e savanas — estão a desaparecer porque os humanos constroem casas, estradas ou cortam árvores. Sem espaço, os rinocerontes não conseguem viver bem.
Poucos bebés
Os rinocerontes têm poucos bebés ao longo da vida e demoram muito tempo a crescer.
Como podemos ajudar?
- Chamar a atenção para o perigo que correm
- Apoiar organizações que protegem os animais
- Ajudar os voluntários a proteger a espécie
- Respeitar a natureza e os animais selvagens
- Denunciar quem compra chifres de rinocerontes
Várias organizações no mundo estão envolvidas em salvar os rinocerontes e algumas pessoas famosas também estão ligadas à causa, incluindo Jackie Chan, o príncipe William e David Beckham.
Em novembro de 2019, foram transportados por avião vários grupos de rinocerontes negros da África do Sul para o Malawi, para o Parque Nacional de Liwonde. Trata-se de uma zona que oferece melhores condições de sobrevivência.
Vem conhecer melhor o rinoceronte.