Sabias que os cães descendem dos lobos? Há muito, muito tempo, alguns lobos mais sociáveis começaram a aproximar-se dos humanos. Foram sendo acolhidos, domesticados e assim nasceram os primeiros cães. Esta ligação foi-se fortalecendo ao longo dos séculos, e hoje existem mais de 400 raças diferentes espalhadas pelo mundo!
Cada cão tem as suas particularidades: há os muito pequenos, como o chihuahua, os elegantes como o galgo, os brincalhões como o labrador, e os fortes e protetores como o pastor alemão.
Mas todos têm algo em comum: são leais, inteligentes e muito ligados às pessoas.
Também têm profissões!
Para além de bons amigos, os cães também podem ter profissões! Alguns são cães-guia, que ajudam pessoas que não conseguem ver a andar com segurança. Outros são cães pastores, que guardam e orientam rebanhos. Há ainda os que conseguem detetar doenças através do olfato, e os chamados cães de apoio emocional, que confortam quem está triste, ansioso ou doente.
Todos diferentes, todos especiais
Mas nem tudo é brincadeira. Ter um cão é uma grande responsabilidade. Eles precisam de cuidados todos os dias: alimentação, passeios, atenção, visitas ao veterinário e, acima de tudo, amor. Um cão é um amigo para a vida, e merece respeito, proteção e carinho.
Neste Dia Internacional do Cão, aproveita para conhecer melhor estes fantásticos companheiros. Se já tens um, dá-lhe um miminho especial!
Há cães de todas as cores, tamanhos e raças. Há também os que são chamados rafeiros, porque não pertencem a nenhuma raça em particular, mas que são tão inteligentes, carinhosos e leais como qualquer outro.
O que faz um cão especial não é a raça, mas o carinho e os cuidados que recebe. Um cão precisa de atenção, respeito e amor, tenha ele nome de família ou não.