Os orangotangos também fazem sestas como os humanos

SIC Explica-me

Os orangotangos também fazem sestas como os humanos

Durante 14 anos, um grupo de cientistas recolheu várias informações sobre os orangotangos adultos, em Samatra, uma ilha da Indonésia. Os investigadores concluíram que, tal como os humanos, também eles fazem sestas quando dormem mal durante a noite.

Caroline Schuppli, uma das autoras do estudo, explica que os orangotangos têm uma vida muito exigente. "Movimentar-se pela copa das árvores, procurar comida, resolver problemas e socializar são tarefas exigentes".

"Quando um orangotango não dorme o suficiente, faz o que qualquer humano privado de sono faria: rasteja para a cama, deita-se e dorme uma sesta".

Os cientistas recolheram dados sobre 53 orangotangos adultos e registaram um total de 455 dias e noites de comportamento dos orangotangos, na ilha se Samatra.

Samatra é uma ilha da Indonésia conhecida pelo seu relevo tropical acidentado, a vida selvagem e os vulcões.

Como dormem os orangotangos?

Não foi fácil acompanhar os orangotangos. Todas as noites, um orangotango adulto instala-se no alto das árvores.

Aí, passa cerca de dez minutos a construir um ninho: dobra, parte e entrelaça ramos para criar uma cama, com um colchão de folhas e uma almofada para maior conforto.

As mães partilham os ninhos com as suas crias em fase de amamentação, mas os orangotangos adultos dormem quase sempre sozinhos. Ao amanhecer, abandonam os seus ninhos para começar o dia.

"Geralmente não conseguimos ver os orangotangos nos seus ninhos noturnos, mas podemos ouvi-los a movimentar-se e a acomodar-se. Depois, tudo fica quieto, e o contrário acontece de manhã", explicou Caroline Schuppli.

Os investigadores descobriram que os períodos de sono dos orangotangos duravam, em média, quase 13 horas. Perceberam também o que os levava a não conseguir descansar bem: por exemplo, dormir perto de outros orangotangos e fazer deslocações mais longas durante o dia.