Todos os elefantes contam!

SIC Explica-me

Todos os elefantes contam!

No dia 12 de agosto, assinala-se o Dia Mundial do Elefante, uma data que lembra ao mundo que todos os elefantes, grandes ou pequenos, africanos ou asiáticos, precisam de proteção. Apesar das diferenças entre espécies, todos enfrentam ameaças graves e têm em comum o risco de desaparecer.

Os elefantes são os maiores animais terrestres do planeta e vivem sobretudo em África e na Ásia. Mas atenção: não são todos iguais!


– O elefante africano é maior, tem orelhas grandes em forma de leque e vive em savanas e florestas de países como o Quénia, Tanzânia, Botsuana ou África do Sul.
– O elefante asiático é um pouco mais pequeno, com orelhas menores, e pode ser encontrado em países como a Índia, Tailândia ou Sri Lanka.

📚 Curiosidades que vais adorar saber:

– O nariz é uma tromba, que serve para cheirar, beber água, comunicar, dar festinhas... e até para tomar banho como um chuveiro natural!
– Têm uma memória excelente. Não é por acaso que se costuma dizer que alguém com boa memória tem “memória de elefante”!
– Vivem em grupo, gostam de brincar e cuidam uns dos outros, especialmente dos bebés.
– Podem viver mais de 60 anos!
– Gostam de tomar banhos de lama para se protegerem do calor e das picadas de insetos.

🎯Porque precisam da nossa ajuda?

Os elefantes estão a desaparecer por causa da destruição do seu habitat e da caça ilegal. O marfim das suas presas é muito valioso e isso põe a vida destes animais em risco.

As presas são os dentes muito compridos que crescem para fora da boca. Servem para cavar, levantar troncos, defender-se e até brincar. Infelizmente, é por causa do marfim que muitos elefantes são caçados ilegalmente.

🐘💛 No Dia Mundial do Elefante, pessoas e organizações de todo o mundo lembram que devemos respeitar e proteger estes gigantes gentis e inteligentes.
E tu, o que podes fazer? Começa por partilhar o que aprendeste com os teus amigos!