Apesar do nome, o Mar Morto não é um mar… e não está morto. É um lago muito salgado, tão salgado que quase nenhum ser vivo consegue viver lá. É por isso que lhe chamam “Morto”.
A água dos oceanos tem, em média, 35 gramas de sal por litro. No Mar Morto, esse valor pode chegar aos 350 gramas por litro, uma diferença enorme! É essa quantidade de sal que faz com que o teu corpo flutue com tanta facilidade quando entras na água.
O Mar Morto é também o ponto mais baixo da superfície da Terra em terra firme. Está a mais de 400 metros abaixo do nível do mar!
O lago recebe água de várias fontes, sendo o rio Jordão a mais importante. Mas, nos últimos anos, grande parte da água do Jordão tem sido desviada para agricultura e consumo humano. Como resultado, o nível da água está a baixar e o lago está a diminuir de tamanho.
Alguns cientistas alertam que, se nada for feito, o Mar Morto poderá mesmo desaparecer.
Ainda assim, continua a ser um lugar muito especial. Os sais minerais e a lama escura são usados em tratamentos de pele, e muitas pessoas visitam o local para ver de perto este fenómeno único no mundo.