Donald Trump é uma das figuras mais conhecidas do mundo. Foi empresário e estrela de televisão antes de chegar, pela primeira vez, a presidente dos Estados Unidos, em 2017.
Voltou a candidatar-se quatro anos depois, mas perdeu para Joe Biden. A derrota não o tirou da política e, em 2024, estava a candidatar-se novamente. Venceu e está de regresso à Casa Branca.
Mas recuemos no tempo. Nascido a 14 de junho de 1946, em Nova Iorque, Donald Trump cresceu numa família rica. O pai, que se chamava Fred Trump, era dono de uma empresa de construção.
Energético e desafiador
Quem o conhece diz que, em criança, Donald Trump era energético e desafiador. Terá sido por isso que a família o inscreveu num colégio militar, para ganhar disciplina.
Mais tarde, na universidade, estudou Administração e, sem grandes surpresas, juntou-se ao negócio da família. Ao contrário do pai, que construía casas para famílias, Trump quis apostar em construções de luxo.
A empresa começou a erguer grandes hotéis, arranha-céus, casinos e campos de golfe. Neste momento, os grandes empresários dos EUA já sabiam quem era Donald Trump.
Uma estrela da televisão
Mas Trump queria ser ainda mais conhecido. Foi aí que chegou à televisão.
Lançou um programa, chamado “O Aprendiz”, onde os concorrentes tinham que mostrar que eram bons o suficiente para trabalhar com ele.
De repente, havia uma nova estrela na América. Conhecida, até, por despedir pessoas em direto.
Quando disse que queria ser Presidente dos Estados Unidos, em 2015, muitos acharam que era uma piada. Mas lá estava ele a surpreender novamente: venceu as eleições e chegou ao mais alto cargo do país.
Presidente pela primeira vez
Nem tudo correu bem quando foi Presidente pela primeira vez. Trump não se preocupou muito com o clima e chegou a sair de um importante acordo, chamado Acordo de Paris.
Também voltou a investir nos combustíveis fósseis, como o gás, e o petróleo, e foi duro com os imigrantes que queriam entrar na América.
Depois do fim do mandato, voltou a candidatar-se, mas dessa vez não foi o escolhido. E esse foi um momento crítico. Trump não aceitou a derrota e disse que não acreditava nos resultados.
Os seus apoiantes acabaram por invadir o Capitólio, um dos mais importantes edifícios dos Estados Unidos. Era 2021 e Trump estava de saída da Casa Branca.
Três casamentos e cinco filhos
Durante os anos seguintes continuou muito ativo e, em 2024, voltou a candidatar-se à presidência. Mais uma vez, contra as previsões de muita gente, venceu Kamala Harris.
Ao longo da sua vida, Trump casou-se três vezes. Desses casamentos nasceram cinco filhos, muitas vezes vistos a acompanhar Donald Trump.
Assim como a atual mulher e primeira-dama, Melania.
Trump é amado por uns e criticado por outros. Mesmo assim, uma coisa é certa: é uma das figuras mais marcantes da história recente dos Estados Unidos.