Vários fatores ajudam a formar as famosas ondas, mas o principal culpado é o Canhão da Nazaré, um vale submarino com mais de cinco mil metros de profundidade e 170 quilómetros de comprimento. É o maior da Europa e um dos maiores do Mundo.
Este vale aumenta a energia das ondas do Oceano Atlântico e cria verdadeiros monstros de água.
Como se formam as ondas gigantes?
O Canhão da Nazaré, a força das correntes e as tempestades no Oceano Atlântico juntos criam ondas muito grandes. A diferença de profundidade que existe entre o canhão e a costa faz com que a água acelere e suba rapidamente.
Este efeito começa a definir-se a cerca de 500 metros da costa.
É perigoso surfar estas ondas?
Sim, e muito. Os surfistas precisam de motos de água para os resgatar, coletes especiais e um enorme controlo físico e mental. O desafio não é só apanhar a onda, mas também sobreviver a quedas e ser puxado para debaixo de água por muito tempo.
Sabias que…?
- A época das ondas gigantes vai de outubro a março
- O Canhão da Nazaré gera a afluência à superfície de águas ricas em nutrientes e plâncton, permitindo a presença de uma fauna bastante rica em espécies de interesse comercial.
- Apesar de as ondas serem incríveis, nem todos os dias são seguros. Os surfistas esperam pelas condições ideais e precisam de equipas especializadas para garantir que tudo corre bem.
Já agora, fica a conhecer um pouco da Nazaré.