No mundo encantado do cinema, os animais são muitas vezes as estrelas das histórias.
E não são só os nossos amigos de quatro patas que têm espaço no grande ecrã. Desde ratinhos a porquinhos, passando pelos leões e pelos peixes, a diversidade é grande e todos podem ter um lugar de destaque.
Deixamos-te aqui dez sugestões de filmes em que os animais assumem o papel principal na história.
Zootrópolis
A história passa-se na cidade de Zootrópolis e é lá que conhecemos Judy Hopps, uma pequena coelha com um grande sonho: ser vista como uma grande polícia.
A ela junta-se Nick Wilde, uma raposa fugitiva e vingativa. Quando menos esperam, descobrem que estão a ser vítimas de uma conspiração e que têm de trabalhar juntas para desvendar a verdade.
O filme foi lançado em 2016 e tornou-se num grande sucesso. Se já o viste não te preocupes, o segundo filme de Zootrópolis já está a caminho.
O Rei Leão
Este é daqueles casos em que uma ideia multiplicou-se em vários filmes, por isso, se gostas deste rei da selva, fica a saber que podes acompanhar a sua jornada durante várias horas.
Sabias que existem cinco filmes?
- “O Rei Leão” (1994)
- “O Rei Leão 2: o Reino de Simba" (1998)
- O Rei Leão 3: Hakuna Matata (2004)
- "O Rei Leão” (2019)
- “Mufasa: o Rei Leão” (2024).
O mais recente foi lançado em dezembro do ano passado. Nele, a cria de Simba e Nala, a pequena Kiara, fica a conhecer a história de Mufasa desde que nasceu.
Garfield
Um gato laranja peludo e muito mal disposto. Podemos até dizer que é o mais preguiçoso à face da terra.
Garfield tem uma vida muito pacífica até que um dia, o dono decide arranjar-lhe um amiguinho e leva para casa um cãozinho chamado Odie. Garfield não gosta nada dele, até que um dia Odie é raptado e ele faz tudo para o salvar.
O primeiro filme foi lançado em 2004, mas como correu tão bem, em 2006 e em 2024 o gatinho preguiçoso voltou mais duas vezes ao cinema para contar algumas das suas aventuras.
Nemo
A primeira vez que conhecemos Nemo foi em 2003 quando, no primeiro dia de aulas, é capturado por um mergulhador.
O seu pai, Marlin, um peixe-palhaço que vive na Grande Barreira dos Corais, fica desesperado e inicia uma aventura à sua procura. Pelo caminho conhece Dory, uma peixinha que perde a memória com facilidade e que conquistou rapidamente o público. Foi tão bem recebida que em 2016 teve direito a um filme só dela.
Cantar
Neste filme de 2016 a música é a união entre todas as personagens. Buster Moon é um coala super otimista, dono de um pequeno teatro que está perto de fechar.
Para que isso não aconteça, tem uma ideia: organizar um concurso de canto. Promete um pequeno prémio em dinheiro, mas o seu assistente, por engano acrescenta mais zero e o valor cresce e muito.
Assim, todos querem participar na esperança de ganhar o grande prémio. Buster decide seguir com a sua ideia em frente, mesmo com o erro, na tentativa de salvar o pequeno teatro.
Como os anteriores, também este teve continuação e em 2021 estreou Cantar 2.