Aitana Bonmatí, a colecionadora de bolas de ouro

SIC Explica-me

Aitana Bonmatí, a colecionadora de bolas de ouro

Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona e admirada em todo o mundo, voltou a conquistar a Bola de Ouro em 2025. É a terceira seguida! Seria um ano perfeito se não tivesse sofrido uma fratura no perónio esquerdo (um dos ossos da perna) durante um treino da Seleção Espanhola. Ainda não se sabe quando voltará a jogar, mas ela é uma lutadora e vai trabalhar para regressar aos relvados e continuar a inspirar quem gosta de futebol.

A paixão pelo futebol

Quando era pequena, Aitana experimentou outros desportos, como o basquetebol, mas descobriu rapidamente que o futebol era o seu preferido.

Começou a jogar aos 7 anos e, como não havia equipas femininas na zona onde morava, na Catalunha, jogou com rapazes durante algum tempo.

O caminho até ao Barcelona

Aitana foi convidada a treinar na famosa academia do FC Barcelona, chamada La Masia.

Mas, naquela altura, a academia não tinha quartos para raparigas. Por isso, fazia longas viagens com o pai em transportes públicos para chegar aos treinos. Era cansativo, mas ela nunca desistiu!

Aitana continuou os estudos enquanto treinava para ser jogadora profissional. Licenciou-se em Ciências da Atividade Física e do Desporto e iniciou um mestrado em Gestão Desportiva.

Mostrou que é possível ser uma grande atleta e, ao mesmo tempo, uma excelente estudante, com muito trabalho e disciplina.

Uma jogadora que nunca desiste

Aitana é reconhecida pelo seu talento e pelo seu esforço e dedicação. Por isso, vai recuperar depressa para ganhar mais títulos importantes.

Além das bolas de Ouro, ela já ganhou um Campeonato do Mundo, várias Ligas dos Campeões e campeonatos espanhóis.