Peñico: descoberta cidade perdida com 3500 anos

SIC Explica-me

Peñico: descoberta cidade perdida com 3500 anos
CARAL ARCHAEOLOGICAL ZONE

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma cidade com 3.500 anos no norte do Peru, que poderá ter sido um importante centro comercial entre a costa do Pacífico, os Andes e a Amazónia.


A cidade de Peñico, localizada na província de Barranca, no norte do Peru, foi fundada entre 1.800 e 1.500 a.C., a cerca de 600 metros acima do nível do mar.

Imagens de drones divulgadas pelos investigadores mostram uma estrutura circular no centro urbano, situada num terraço na encosta de uma colina, rodeada por restos de edifícios construídos em pedra e barro.

Segundo os arqueólogos, Peñico terá desempenhado um papel central na ligação entre as culturas da costa do Pacífico, dos Andes e da floresta amazónica.

A descoberta de Peñico ganha ainda mais importância por estar perto de Caral, a civilização mais antiga das Américas, que floresceu há cerca de cinco mil anos.

Caral é composta por 32 estruturas monumentais e é considerada contemporânea das civilizações do Egito, Índia, Suméria e China. No entanto, ao contrário destas, desenvolveu-se em completo isolamento.

O sítio arqueológico tem vindo a ser estudado há oito anos e revelou até agora 18 estruturas, incluindo templos cerimoniais e complexos residenciais.

A cidade de Peñico foi relacionada com o período entre 1.800 e 1.500 a.C., uma época a que tinham chamado “Pré-Cerâmico” ou “Arcaico”. No entanto, os vestígios encontrados demonstram um nível de organização social e económica muito mais avançado do que se pensava para esse período.

O Peru tem das descobertas arqueológicas mais importantes das Américas, como a cidadela inca de Machu Picchu, nos Andes, e as misteriosas Linhas de Nazca, esculpidas no deserto da costa central.

Machu Picchu é uma antiga fortaleza e cidade sagrada situada nas montanhas dos Andes, no Peru. Atualmente, é uma das zonas mais visitadas por turistas de todo o mundo.

A cidade foi descoberta em 1911 por Hiram Bingham, da Universidade de Yale.

Construída por volta de 1500 d. C. sobre o cume de uma montanha eleva-se a cerca de 2.400 metros acima do nível do mar.

Foi classificado Património Mundial pela UNESCO com a designação Refúgio Histórico de Machu Picchu.

As Linhas de Nazca são um conjunto de inscrições e linhas direitas desenhadas no deserto peruano pelo povo Nazca, que terá povoado aquela região entre 200 a. C. e o ano 600.

Uma vista aérea permitiu perceber que também foram desenhados animais (lagartos, aranhas, macacos, lamas e pássaros, etc.), seres humanos e plantas.

Calcula-se que o processo de criação terá demorado centenas de anos e terá sido trabalhado por um número incalculável de pessoas.