Vladimir Putin é o Presidente da Rússia há mais de 20 anos. Começou a liderar o país em 2000 e, com algumas pausas, continua no poder até hoje. Mudou até a Constituição para poder ficar mais tempo no cargo. Se quiser, pode continuar como presidente até 2036.
Putin nasceu a 7 de outubro de 1952, na cidade de Leningrado, que agora se chama São Petersburgo. Era o mais novo de três irmãos, o pai era da Marinha soviética e a mãe trabalhava numa fábrica.
Espião do KGB
Quando era jovem, Putin quis ser espião. Estudou Direito e depois entrou para o KGB, a polícia secreta da antiga União Soviética. Trabalhou como espião na Alemanha de Leste, durante a Guerra Fria.
Depois de vários trabalhos no governo, chegou a primeiro-ministro e, pouco depois, a Presidente da Rússia. Diz que quer tornar o país mais forte e respeitado no mundo. Também tenta manter a influência da Rússia sobre países vizinhos, como a Ucrânia.
A invasão da Ucrânia
A 24 de fevereiro de 2022, ordenou um ataque à Ucrânia. Chamou-lhe “operação militar especial”, mas na verdade é uma guerra. Disse que o fazia para proteger a Rússia, mas muitos países criticaram a invasão e impuseram sanções.
Putin é muito reservado sobre a sua vida pessoal. É casado com Lyudmila Putina, com quem tem duas filhas, Maria e Yekaterina, e dois netos.
Gosta de mostrar que é forte e corajoso – já foi fotografado a andar de mota, a nadar em lagos gelados e até a andar de avião de combate!
Inimigos perseguidos
Nem toda a gente concorda com as decisões de Putin. Muitas pessoas dizem que ele não respeita a liberdade de expressão: quem critica o governo pode ser preso ou perseguido.
Há jornalistas e opositores políticos que desapareceram ou foram mortos em circunstâncias misteriosas.
Além disso, a guerra contra a Ucrânia causou milhares de mortes e destruição, e muitos países do mundo condenaram essa invasão.
Por isso, há quem veja Putin como um líder muito autoritário, que faz tudo para se manter no poder.