Isso acontece porque essas praias ficam em regiões de origem vulcânica, como, por exemplo, na Islândia, no Havai, nas Ilhas Canárias, em Espanha, ou nos nossos arquipélagos: Açores e Madeira.
Há muitos, muitos anos, os vulcões lançaram lava e rochas. Com o tempo, essas rochas foram sendo partidas pelas ondas do mar e pelos ventos, transformando-se em grãos de areia escura. Ou seja, a areia preta vem das rochas vulcânicas, que são naturalmente muito escuras!
Estas praias são diferentes e oferecem paisagens deslumbrantes nas nossas ilhas.
Se já visitaste os Açores ou a Madeira, talvez tenhas reparado na areia escura. Agora já sabes porquê! E há mais curiosidades: as areias vulcânicas aquecem mais depressa ao sol, por isso vais sentir esse calor nos pés!
Em algumas praias, até a água do mar é morna, devido às nascentes quentes que vêm do interior da Terra. É o caso da Praia do Fogo, nos Açores, tem areia preta e a água é quentinha! É como se estivesses numa piscina aquecida entre as montanhas verdes!
A Praia de Santa Bárbara, também em São Miguel, tem um extenso areal escuro e ondas grandes onde podes fazer surf e bodyboard.
A Praia do Porto do Seixal, na Madeira, tem areia escura e muito fina, a contrastar com as águas transparentes e as montanhas verdes ao redor.
A Praia Formosa é a maior da ilha da Madeira e fica a apenas 10 minutos do centro do Funchal. Tem uma mistura de areia escura com pedras. Podes fazer castelos de areia fina e de pedras para te divertires.