O que é um violino?
É um instrumento musical que faz lembrar um oito, que tem quatro cordas muito fininhas. Para fazermos o violino 'falar', usamos um arco. Sabias que o arco é feito de crinas de cavalo muito esticadas? E há até quem diga que a cor escolhida – mais clara ou mais escura – faz diferença no som que produz? Isto porque as crinas escuras são geralmente mais grossas.
🎻A Família do Violino
O violino faz parte de uma família de instrumentos muito famosa: a família das cordas e arco.
É o bebé da família, pequeno, mas consegue ser ouvido mesmo quando a orquestra toda está a tocar!
Tem um irmão um pouco maior, a viola de arco.
Tem ainda outro irmão grande que fica apoiado no chão, o violoncelo.
O pai é muito grande e chama-se contrabaixo.
Esta família tem muitos primos!
Existem também os instrumentos de cordas que se tocam com os dedos ou com uma palheta, como a guitarra, o cavaquinho, o bandolim e a harpa.
Eles também têm cordas e fazem música linda, mas são usadas as mãos em vez do arco!
E sabias que os violinos, como os conhecemos hoje, nasceram há muito tempo, há mais de 450 anos, em Itália, numa cidade chamada Cremona?
Para construir o violino, usam-se madeiras especiais: o abeto, que é leve e deixa o som vibrar com facilidade, e o ácer, que é mais resistente e ajuda o instrumento a manter a sua forma.
As pessoas que fazem este trabalho incrível e constroem os violinos são chamadas de luthiers.
Eles fazem verdadeiras obras de arte!
Alguns violinos muito antigos são tão valiosos que chegam a ser vendidos por milhões de euros! Dá para comprar um palácio!
É o caso dos violinos feitos por Antonio Stradivari, um artesão italiano que viveu há mais de 300 anos. Ele ficou famoso por construir instrumentos com um som especial e único. Por isso, são considerados verdadeiros tesouros.
Imitadores de sons
O violino é tão especial que consegue imitar todo o tipo de sons. E se prestares atenção, vais encontrá-lo em músicas de filmes muito sérios, nos desenhos animados ou em concertos clássicos, onde é a estrela principal.


