Quando as crianças se juntam, até um rio minúsculo ganha fama

SIC Explica-me

Quando as crianças se juntam, até um rio minúsculo ganha fama

No estado de Montana, nos Estados Unidos, existe um rio tão pequeno que mede apenas 61 metros, menos do que um campo de futebol profissional! Chama-se Roe River e liga a nascente Giant Springs, uma das maiores fontes de água doce do país, ao rio Missouri.

Apesar do seu tamanho, o Roe River é muito importante para a natureza: a sua água alimenta a Giant Springs Trout Hatchery, um grande viveiro de trutas.

Este viveiro produz trutas-arco-íris e outras espécies para largar em lagos e reservatórios próximos, ajudando a manter populações saudáveis de peixes. No total, são mais de um milhão de peixes por ano!

Em 1987, alunos de uma escola local fizeram uma campanha para que o Roe River fosse reconhecido pelo Guinness World Records como o rio mais curto do mundo e conseguiram esse reconhecimento.

Mesmo sendo crianças, mostraram que quando se unem em torno de uma causa, também são capazes de grandes feitos.

A fama do pequeno rio inspirou outras comunidades. Grupos de pessoas quiseram também registar os seus rios, afirmando que eram tão ou ainda mais curtos do que o Roe River.

Houve tanta disputa que o Guinness World Records deixou de manter a categoria de “rio mais curto do mundo”.

Mesmo assim, a fama do Roe River continua a crescer. É o mais conhecido e visitado, com mais de meio milhão de pessoas a passear pela região todos os anos.

Se tu e os teus colegas acreditarem e trabalharem juntos, podem conseguir coisas incríveis, tal como estas crianças!