Portugal pediu para aderir à Comunidade Económica Europeia (CEE), atual União Europeia, em 1977. Nessa altura, o país atravessava uma grave crise financeira e dependia muito de outros países.
Seguiram-se anos de negociações.
Portugal assinou o Tratado de Adesão quando Mário Soares era primeiro-ministro, depois de oito anos de difíceis negociações. Aconteceu no dia 12 de junho de 1985, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Comércio, agricultura, pescas e emigração foram alguns dos temas das negociações. A pesca foi o mais complicado.
A vizinha Espanha assinou o Tratado de Adesão no mesmo dia.
A entrada oficial de Portugal (e de Espanha) na União Europeia, na altura designada Comunidade Económica Europeia (CEE), ocorreu no dia 1 de janeiro de 1986.
Mas o que é a União Europeia e como surgiu?
A União Europeia é uma organização de países que partilham valores comuns. Começou por se chamar Comunidade Económica Europeia, até 1992. Passou por várias fases de alargamento e, atualmente, é constituída por 27 Estados-membros.
Surge em 1957, após a II Guerra Mundial, com a intenção de acabar com as guerras entre países vizinhos.
Mas antes, são dados os primeiros passos para a união dos países da Europa. Em 1951, é fundada a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), formada por seis países - França, a então República Federal da Alemanha, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.