Dia Mundial da Criança é todos os dias

SIC Explica-me

Dia Mundial da Criança é todos os dias
AI generated

Não é só no Dia Mundial da Criança que se deve promover e defender os direitos das crianças, mas sim todos os dias. Esta é a mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Mesmo assim, e porque este domingo, 1 de junho, se assinala o Dia Mundial da Criança, o Presidente alerta para a importância e “urgência” de cuidar dos mais pequenos.

“Saudando todas as crianças que vivem entre nós, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa sublinha a urgência no cuidar de todas as crianças, sem exceção, em todas as geografias, sobretudo aquelas onde mais se sentem os efeitos das guerras, da fome e da falta de condições humanitárias”, lê-se na mensagem publicada no site da Presidência.

Para o chefe de Estado, a mensagem deste Dia Mundial da Criança “deve assentar no reconhecimento do direito à esperança de um futuro digno para as gerações mais jovens, em todo o mundo”.

Em Portugal, o Dia da Criança é festejado no dia 1 de junho.

Esta data assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas das crianças.

Para reconhecer que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.

Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia Geral da ONU os Direitos da Criança.