Os perigos escondidos nos sapatos

Catarina Solano de Almeida

Como os nossos sapatos passam muito tempo na rua, quando chegam a casa estão cheios de perigos invisíveis. Conheces esses perigos e sabes o que fazer para ficares protegido?

Os sapatos são autênticos aventureiros. Passam pelo chão do supermercado, pelo parque e até por várias poças de água. Será que é seguro entrar na nossa casa? A resposta é não… porque transportam muitos perigos invisíveis.

Micróbios - criaturas tão pequeninas que não conseguimos ver. Estão no chão da rua, em parques, casas de banho e até em hospitais. Alguns podem deixar-nos doentes.

Produtos químicos - quando alguém lava a rua ou pinta um muro, os sapatos podem apanhar restos de detergente, tinta ou outros produtos que não são bons para nós.

Microplásticos - são pedacinhos de plástico muito pequenos que vêm dos pneus dos carros, do lixo no chão e até de algumas roupas.

Poeiras - o vento leva a poeira para todo o lado. Ela pode ter terra e restos de plantas.

O que podemos fazer para nos protegermos?

É importante manter a casa limpa e segura:

  • Trocar os sapatos por pantufas ou meias quando entras em casa.
  • Usar esfregona em vez de vassoura e um pano húmido para o pó.

Mas atenção… não temos que viver numa casa super limpa. Já ouviste dizer que “um bocadinho de sujidade faz bem”?

Os cientistas dizem que brincar ao ar livre faz bem porque ajuda o nosso corpo a ficar mais forte. Quando brincamos na terra e na relva, o nosso corpo aprende a lutar contra os germes.

Será que agora já sabes como protegeres a tua casa dos perigos invisíveis que levas nos sapatos?