Isso acontece porque o calor e a humidade ajudam os insetos a crescerem e a multiplicarem-se mais depressa — o corpo deles depende da temperatura do ambiente para funcionar melhor. Além disso, nesta altura do ano há muitas flores, folhas e frutos, que servem de alimento para muitos deles.
Alguns insetos, como as abelhas e borboletas, ainda ajudam a natureza: ao pousarem nas flores, transportam o pólen no corpo (nas patinhas, no tórax ou nas asas) e ajudam as plantas a darem frutos e sementes.
Com tanta comida e boas condições, há mais insetos. E quando há muitos insetos, também surgem mais animais que deles se alimentam, como pássaros, rãs ou libélulas.
Por isso, no verão, os insetos estão mais ativos e aparecem em maior número. Os mosquitos são os que mais incomodam, porque picam. Mas não te preocupes: há formas de te protegeres e de aproveitares o verão sem chatices!
Em Portugal, por norma, não há motivos para preocupação, uma vez que a maioria das picadas não representa uma ameaça para a saúde. Muitas causam apenas comichão e desaparecem ao fim de uns dias.
Mas em algumas situações a picada de inseto provoca reações alérgicas graves e, noutras regiões do globo, pode mesmo transmitir doenças.
O que fazer quando somos picados ou mordidos por insetos?
Na maioria dos casos, a zona que foi picada fica vermelha, inchada e dá comichão, há um aumento da temperatura e pode sentir-se dor, mas é facilmente tratada em casa.
Como aliviar os sintomas?
- Lavar a zona mordida com água fria, mantê-la limpa e não coçar.
- Aplicar frio para diminuir a temperatura e o inchaço (por exemplo gelo envolvido numa compressa ou num pano limpo)
- Aplicar uma pomada antialérgica de venda livre ou loção calmante para aliviar a comichão
- Se necessário, tomar um comprimido, por exemplo paracetamol (sempre que não exista contraindicação), para controlar a dor
Mas às vezes é necessário ir ao médico. As picadas e mordeduras de insetos podem por vezes provocar reações mais graves.
Em que situações devem ser procurados cuidados médicos com urgência?
- Quando as picadas ou mordeduras são em grande quantidade em pessoas com alergias
- Quando a pessoa fica com dificuldade em respirar ou com uma respiração ruidosa
- Se começar a inchar, particularmente nas pálpebras, orelhas, boca, mãos e pés
- Se provocar febre, náuseas, tonturas ou se desmaiar