As orcas andam assustadas ou estão a brincar?

SIC Explica-me

Conhecidas como “baleias assassinas”, as orcas não são baleias, mas sim um mamífero da família dos golfinhos
Conhecidas como “baleias assassinas”, as orcas não são baleias, mas sim um mamífero da família dos golfinhos
Canva

As orcas ibéricas têm interagido com barcos na costa de Portugal e Espanha e em alguns casos destruíram partes de veleiros, alguns chegaram mesmo a afundar.​ Apesar dos estragos, nunca atacaram pessoas. O que se estará a passar?


Tudo terá começado em 2020 quando as orcas ibéricas começaram a ter um comportamento estranho. Algumas orcas mais novas interagiram com veleiros, mas também com embarcações de pesca e pneumáticas.

Este ano, entre setembro e outubro, foram registados vários ataques a veleiros junto à Costa da Caparica, no concelho de Almada, e em Cascais, mas também a norte do país, junto a Viana do Castelo e a Vila do Conde.

Não houve até ao momento relatos de ataques contra humanos. Os especialistas consideram este comportamento intrigante. Não há registo desta situação em mais nenhuma região do planeta.

As orcas estão a brincar ou é um trauma?

De acordo com o investigador da Universidade de Aveiro Alfredo López, foram identificadas 15 orcas envolvidas em incidentes, 13 jovens, o que poderia apoiar a teoria de que estavam a brincar, e duas adultas, o que poderia suportar uma teoria de que o comportamento é o resultado de algum evento traumático com um barco.

Ou seja, ainda sem certezas, os investigadores acreditam que o comportamento defensivo das orcas ibéricas pode ter origem num episódio traumático.

A culpa é da orca White Gladis?

É mais uma peça que ainda não se sabe se encaixa neste puzzle. Tudo pode ter começado com uma orca chamada White Gladis, que pode ter sido vítima de uma colisão com um barco ou uma armadilha durante a pesca ilegal.

O episódio pode ter resultado no comportamento defensivo e ao mesmo tempo destrutivo, provocando a imitação do resto da população de orcas.

Ou seja, as orcas podem não ter más intenções, pois "são animais incrivelmente curiosos e brincalhões e, portanto, isso pode ser mais um brinquedo do que uma coisa agressiva", mas o comportamento pode ter passado para os filhos, simplesmente por imitação.

Afinal, que animal marinho é este que começou a ter um comportamento intrigante?

O que fazer se um barco encontrar orcas?

  • Não gritar nem bater nos animais
  • Soltar o leme porque as orcas costumam bater nessa parte
  • Não atirar objetos
  • Manter distância de segurança e respeitar as regras de proteção dos mamíferos marinhos

👉 As orcas ibéricas têm um comportamento estranho com barcos, mas não são agressivas com pessoas. Os cientistas acreditam que pode ser uma mistura de curiosidade e trauma passado.