A poluição tem muitas consequências e efeitos. Tanto para o ser humano como para os restantes seres vivos e para o ambiente. Vamos ver alguns desses efeitos.
Poluição no ar
Os efeitos no ser humano incluem irritação nos olhos, nariz e garganta e infeções como bronquiolite ou pneumonia.
A longo prazo podem incluir doenças respiratórias e crónicas como a asma e provocar cancro do pulmão, doenças cardíacas ou até danos no sistema nervoso, fígado ou rins.
Nas plantas, a poluição do ar pode provocar alterações de crescimento, danos nas folhas ou até mesmo a morte.
Poluição na água
A contaminação e poluição da água tem várias consequências para a saúde humana quer por forma direta, pela ingestão de água contaminada, o que poderia provocar graves problemas de saúde como, por exemplo, diarreias, gastroenterites, hepatite e febre tifóide, ou pelo simples contacto de água poluída que poderá provocar alergias na pele.
Mas também de forma indireta pela alimentação. Por exemplo, através de ingestão de peixe contaminado pelas descargas de mercúrio nos rios.
A descarga de água quente também pode causar a morte da fauna e flora.
Poluição nos solos
Os materiais tóxicos que poluem o solo podem afetar os organismos diretamente através do contacto com a pele, da ingestão de frutas e legumes que foram cultivadas em solos contaminados e da inalação de pó ou partículas contaminadas.