Quando estas formigas estão a carregar folhas grandes deixam de ver bem o caminho porque têm “pontos cegos”. É o que acontece aos camionistas - também não conseguem ver tudo à volta do camião quando estão a conduzir.
Como é que se chegou a esta informação?
Uma cientista e a sua equipa estudaram estas formigas no Panamá. Deram-lhe folhas e observaram como se movimentavam e como usavam as antenas — que são como os “narizes” e “dedos” das formigas, usados para cheirar, tocar e saborear.
🐜 O que descobriram?
- As formigas que transportavam folhas grandes tocavam menos vezes no chão com as antenas.
- Quando a carga era mais leve, as formigas tocavam mais vezes no chão.
- As formigas maiores tinham mais dificuldade em fazer a viagem, como se fossem grandes camiões.
🚚 O que é o efeito camionista?
O efeito camionista é quando uma formiga leva uma folha muito grande, anda mais devagar e atrapalha as outras que vêm atrás — tal como um camião lento numa estrada!
A explicação, que até agora era um mistério, pode ser explicada pelos tais “pontos cegos”. Ou seja, como as formigas vão com muita carga deixam de conseguir ver bem o caminho e demoram muito mais tempo a caminhar.
A descoberta permitiu também explicar porque é que, apesar de terem força para levar cargas maiores, algumas formigas decidem transportar cargas mais pequenas.
As formigas cortadeiras são importantes.
- Ajudam a espalhar sementes
- Melhoram o solo das florestas tropicais
- Recolhem até duas toneladas de folhas por ano
Sabias que os cientistas usam o comportamento destas formigas para criar robôs inteligentes? Estudá-las ajuda-nos a aprender sobre natureza, logística e até tecnologia.
Mas as formigas cortadeiras são consideradas uma praga porque conseguem destruir plantações de várias culturas e provocar grandes prejuízos aos agricultores.

