Já alguma vez viste um dragão azul?

SIC Explica-me

Já alguma vez viste um dragão azul?

É pequeno, tem cores vibrantes e quase apetece tocar-lhe, mas atenção: é venenoso. Recentemente, este animal apareceu nas praias de Alicante, em Espanha, e obrigou as autoridades a proibir os banhos devido ao risco das picadas.

Estes animais, que medem cerca de quatro centímetros, foram avistados na praia de Vivers e, apesar de sua aparência atraente, com cores brilhantes e metálicas, representam um risco devido à sua picada.

Em julho, foi registada uma situação semelhante em Canet d'en Berenguer, em Valência, e nas Canárias.

Embora apareça mais em águas tropicais e subtropicais como ao largo da África do Sul, Austrália e costa do Brasil, o dragão azul pode também ser encontrado em Portugal, especialmente nos Açores, onde é conhecido desde 2018.

Qual o perigo para os humanos?

A picada do dragão azul, embora rara, pode causar reações nos humanos, semelhantes às da caravela-portuguesa: forte ardor, inchaço e, em casos mais graves, náuseas e dificuldades respiratórias.

O contacto deve ser evitado e qualquer avistamento reportado às autoridades marítimas.

Apesar de não ser perigoso em si, pode causar problemas de saúde em casos de contacto direto, especialmente em crianças ou pessoas com problemas respiratórios.

Aproveita para descobrires algumas curiosidades sobre os organismos gelatinosos como a caravela-portuguesa e aprender o que se deve fazer quando somos picados.