O que fazer quando somos picados por um organismo gelatinoso?

SIC Explica-me

O que fazer quando somos picados por um organismo gelatinoso?
Canva

Já deves ter ouvido falar de alforrecas e da caravela-portuguesa. Sabias que são duas espécies de organismos gelatinosos que existem nas praias portuguesas e podem apanhar qualquer pessoa desprevenida. As suas picadas podem ser perigosas.

São vários os organismos gelatinosos que existem no mar e alguns passam pelas águas portuguesas. A maioria dos contactos com os humanos é quase sempre acidental e acontece na praia. É importante evitar tocar nestes animais, especialmente nos tentáculos.

Vem descobrir algumas curiosidades sobre os organismos gelatinosos e aproveita para aprender o que se deve fazer quando somos picados.

O que se sente quando se é picado?

Quando as espécies têm tentáculos longos, a primeira impressão é de que algo nos está a enrolar, e logo a seguir uma sensação de queimadura. Na pele fica um líquido como o das queimaduras de segundo grau.

Nas espécies que têm tentáculos curtos, a sensação de queimadura e uma dor forte aparecem logo após o contacto. A pele fica vermelha e muito quente.

Nas pessoas que têm sensibilidade à toxina libertada podem surgir reações alérgicas graves.

Para aliviar a dor, e com a devida orientação, podem ser tomados analgésicos ou anti-inflamatórios.

Quando ir ao hospital?

Se a dor durar mais de 24 horas e se existirem sintomas mais graves é necessário ir a uma urgência hospitalar.

  • Hipersensibilidade ao veneno, com grande inchaço
  • Dor intensa e permanente, após a lavagem da zona afetada
  • Febre
  • Enjoos, vómitos, tonturas ou dores de cabeça
  • Suor excessivo
  • Incapacidade em remover o tentáculo
  • Contacto com o rosto ou zona genital
Devem ser ativados imediatamente os serviços médicos de emergência, através do número 112, quando houver sinais de falta de ar, perda de consciência, convulsões, edema labial (inchaço), alteração da voz ou dor no peito.

Mesmo quem não é picado, se avistar uma caravela-portuguesa, depois de alertar as pessoas que estão por perto, é importante informar o nadador salvador, ou no caso de uma praia não vigiada, comunicar à autoridade marítima.

Agora que já sabes o que fazer caso alguém seja picado por um organismo gelatinoso, podes aproveitar a praia, mas sempre de olhos bem abertos.