Imagina um superescudo gigante para proteger os Estados Unidos de mísseis perigosos. Esse é o Golden Dome (Cúpula Dourada), um novo sistema de defesa que vai custar 155 mil milhões de euros e deve ficar pronto em 2029.
O projeto vai ser liderado pelo General Michael A. Guetlein, que é o chefe das operações espaciais dos Estados Unidos, e várias agências de defesa vão ajudar.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, explicou que este investimento “é muito importante para o sucesso e até para a sobrevivência do país. O mundo lá fora é muito cruel”.
A Cúpula Dourada foi inspirada num sistema semelhante ao utilizado por Israel chamado Cúpula de Ferro.
Trata-se de um sistema de radares, que é resistente a todas as condições meteorológicas, e que normalmente consegue abater cerca de 90% das ameaças de que o país é alvo.
O sistema está localizado em Sderot, a apenas quatro quilómetros da Faixa de Gaza. É constituído por várias baterias que estão espalhadas por Israel, cada uma com três ou quatro lançadores que podem disparar até 20 mísseis intercetores.
Como funciona ?
O primeiro passo é detetar. O sistema percebe e acompanha os rockets quando eles são lançados e envia essas informações para a central de comando.
A Cúpula de Ferro consegue prever qual será o local de impacto e, de seguida, é dispara um míssil para intercetá-los. Se estiver muito próximo explode e destrói o rocket.
Isto acontece porque o sistema consegue perceber quais os mísseis que representam uma maior ameaça. Para economizar recursos, ignora os que percebe que vão cair em zonas não povoadas ou no mar.
A Cúpula Dourada vai proteger os Estados Unidos de mísseis perigosos, incluindo os que vêm do espaço e os hipersónicos, que são super rápidos.
A Geórgia e o Alasca vão ajudar a construir, e o Canadá também quer ser parte do projeto.