Ao longo dos anos, os mais velhos, em especial os pais, vão dando às crianças os materiais para elas crescerem de uma forma sólida e segura. Os amigos também fazem parte deste crescimento.
Mas és tu que vais construir a tua história. Vais escutar a tua voz e vais desenhar o teu caminho. É importante estares atento porque durante a vida vais encontrar muitos caminhos que podes seguir e cruzar-te com alguns comportamentos de risco.
Vais ser adolescente e ter curiosidade de viver novas experiências: na procura do prazer, na necessidade de te afirmares e vais querer ser aceite e reconhecido pelos outros. Por vezes podes até mesmo sentir a tentação de desafiar as regras e de testar os teus limites.
Podes até, em alguns momentos, achar que já podes decidir sozinho. Vais andar à procura da tua identidade, para conseguires responder à tal pergunta: quem sou eu?
A isso chama-se crescer, mas é importante estares atento porque há alguns comportamentos que têm riscos.
Durante a descoberta da sexualidade, por exemplo, existe o risco de uma gravidez indesejada, e é importante conheceres as doenças que são transmitidas sexualmente. Assim como é importante saberes quais as consequências de experimentar substâncias psicoativas.
Sabes que entre os principais comportamentos de risco dos jovens está o consumo de álcool e tabaco e os distúrbios alimentares?
Se sentires que estás a precisar de ajuda, se tens dúvidas há sempre alguém com quem podes falar.
- Pede o apoio da família
- Se algo te faz sofrer pede ajuda
- Pede o apoio de um profissional
- Convive com os amigos e não te isoles
Perguntas e dúvidas todos têm, até os mais velhos.