Novo dinossauro descoberto em Portugal

SIC Explica-me

Novo dinossauro descoberto em Portugal

Há notícias incríveis e esta é uma delas: um grupo de investigadores descobriu uma nova espécie de dinossauro que viveu em Portugal. Fantástico, não é?

Os cientistas perceberam que este dinossauro, que viveu em Portugal há quase 150 milhões de anos, comia plantas e era muito grande.

Era maior do que outros da sua família como o Draconyx e o Eousdryosaurus, que viveram na mesma época.

O grupo de investigadores trabalha na Universidade Nova de Lisboa e teve ajuda de uma universidade de Espanha e de várias instituições portuguesas, como o Museu da Lourinhã.

Ainda não se sabe o nome do dinossauro porque foram encontrados poucos ossos, mas os cientistas ficaram muito satisfeitos com a descoberta.

Também foi possível perceber que este dinossauro era parecido com outros que viveram na América do Norte e na Europa. Esta informação ajuda a entender como é que os dinossauros se espalharam pelo mundo e como evoluíram ao longo do tempo.

O que será que ainda vamos conseguir descobrir sobre o passado do nosso planeta?

Sabes o que é a Paleontologia?

É por causa da paleontologia que nos chegam estas notícias incríveis. Vamos perceber como.

Os paleontólogos fazem escavações e desvendam mistérios da vida na Terra no passado. O trabalho destes investigadores ajuda a compreender as várias formas de vida que existiram.

Na realidade, a paleontologia é uma disciplina, como as que tens na escola, que estuda as marcas do passado.

Por exemplo, ao estudar restos de animais ou plantas que se podem encontrar nas rochas, os paleontólogos conseguem entender o que mudou ao longo do tempo.

Depois de encontrados estes achados e de devidamente estudados, ficam muitas vezes em museus, como o Museu da Lourinhã.