Loading...

Elon Musk, o homem que quer levar pessoas a Marte e criar chips para o cérebro

Ana Luísa Monteiro

Inês M. Borges

Mandar pessoas para Marte e criar chips para o cérebro são algumas das ideias de Elon Musk. Empresário, empreendedor e dono de importantes empresas tecnológicas, é um dos homens mais ricos do mundo. E um dos mais falados também.

Nasceu a 28 de junho de 1971, na África do Sul. A paixão pela tecnologia começou cedo. Aos 12 anos programou um jogo e vendeu-o por quase 500 euros, um feito impressionante para um adolescente.

Depois de ter passado a infância no país do pai, a África do Sul, foi estudar, aos 17 anos, para o país da mãe, o Canadá. Seguiu depois para os Estados Unidos, onde estudou Economia e Física na Universidade. Ainda se inscreveu num doutoramento, mas acabou por desistir para criar as próprias empresas.

Aos 28 anos, já estava a vender uma empresa por quase 300 milhões de euros. Criou depois um sistema de pagamentos online, o conhecido PayPal, que vendeu em 2002. E, desta vez, conseguiu ainda mais dinheiro: quase 1,5 mil milhões de euros.

Levar pessoas a Marte

Seguiu-se a Space X, uma empresa de foguetões espaciais, que trabalha com a NASA e que quer levar pessoas a Marte. O próprio Elon Musk já disse que quer ir ao planeta vermelho.

Investiu também na empresa de carros elétricos Tesla. De certeza que já viste por aí algum Tesla a circular!

Nos últimos anos, criou a Neuralink, uma empresa que quer ligar o cérebro a computadores através de chips. Ajudou ainda a fundar a OpenAI, que trabalha com inteligência artificial, e no Starlink, uma empresa de satélites para levar internet a todo o mundo.

Todos estes projetos fazem de Elon Musk um dos homens mais ricos do mundo. Em 2021, foi eleito “Personalidade do Ano” pela revista Time e, desde então, vem sempre nas páginas da revista como uma das pessoas mais importantes do mundo.

Em 2022, comprou o Twitter, uma das maiores redes sociais do mundo, e mudou-lhe o nome para X.

Dez filhos

Elon Musk é casado e tem mais de 10 filhos. Alguns deles com nomes como Exa Dark e Techno Mechanicus.

Em 2024, começou a aproximar-se de Donald Trump e agora é um dos braços direitos do presidente norte-americano. Foi chamado para ajudar o Governo dos Estados Unidos.