Nasceu a 25 de janeiro de 1978, na Ucrânia, mas passou parte da infância na Mongólia.
Quando regressou à sua terra natal, estudou Direito na Universidade em Kiev, capital da Ucrânia, mas nunca foi advogado, ou jurista e preferiu trabalhar na televisão.
Nos anos 2000, criou uma empresa, que acabaria por produzir filmes e programas de sucesso para a televisão ucraniana. Zelensky participava em alguns. Chegou a ser protagonista de dois filmes e foi por causa de uma série de televisão que entrou na política.
“O Servo do Povo”
Em 2015, participou na série chamada “Servo do Povo”, que contava a história de um professor que era contra as injustiças e que acabou por ser Presidente da Ucrânia. Parece que estavam a adivinhar o que iria a acontecer ao próprio Zelensky.
Mais tarde, usou o nome da série para criar o seu partido - o “Servo do Povo” e candidatou-se às eleições de 2019. Quando deu a notícia, houve uma grande surpresa no país. Muitos achavam que Zelensky não seria capaz de ser Presidente porque era ator e não tinha experiência política.
Curiosamente, o seu percurso funcionou a seu favor. Utilizou as suas habilidades como comediante e ator para lançar uma forte campanha nas redes sociais, que tinha como alvo os políticos que quebravam as regras para conseguirem vantagens.
O Presidente mais novo da Ucrânia
Venceu as eleições com 73% dos votos e assim foi eleito o Presidente mais novo da Ucrânia e o primeiro sem experiência política.
Nos primeiros anos da Presidência, tentou estar mais próximo dos países da Europa e foi falando com o Presidente russo, Vladimir Putin, mas sem sucesso. Zelensky queria que a Rússia devolvesse à Ucrânia as cidades que tinha ocupado em 2014, na região da Crimeia.
Foi presidente durante três anos, até à invasão russa. Ao longo desse tempo, a Rússia foi pondo mais e mais tropas perto da fronteira da Ucrânia. Até que, em 2022, os militares russos entraram na Ucrânia e deu-se o início da guerra.
Zelensky tinha 44 anos e dois filhos quando se viu a liderar um país em guerra. Podia ter fugido, mas decidiu continuar na Ucrânia. Ele e a família.
Zelensky tem falado com presidentes de vários países para conseguir apoios para a Ucrânia. É, neste momento, um dos líderes mais importantes do mundo.