Loading...

Porque quer Donald Trump ficar com a Gronelândia?

Sandra Varandas

Inês M. Borges

O Presidente dos Estados Unidos da América diz que fará tudo o que for preciso para ficar com a Gronelândia. Afinal, o que tem esta ilha que pertence à Dinamarca de tão especial?

A Gronelândia é um território cheio de tesouros, como ouro, petróleo e gás, que podem valer muito dinheiro. Os metais que existem na ilha vão ser muito procurados nos próximos anos.

Onde podem ser usados?

Podem ser encontrados num disco rígido, num drone, num carro elétrico ou num avião de combate.

Além disso, a Gronelândia está entre a América e a Europa e é, por isso, um lugar seguro. Os Estados Unidos já têm uma base militar lá, mas Donald Trump quer ficar com toda a ilha.

A minha casa não está à venda

Os EUA já tinham tentado comprar a Gronelândia, mas a Dinamarca disse “não”. Desta vez, os dinamarqueses também já responderam ao Presidente americano. Avisaram que a Gronelândia não está à venda.

É como se alguém quisesse comprar a tua casa mesmo sem quereres vendê-la.

O mundo inteiro tem falado sobre este assunto. Os Estados Unidos ainda não conseguiram comprar a ilha, mas Donald Trump já disse vai até onde for preciso para ficar com a Gronelândia.

A ilha pertence à Dinamarca, mas tem um certo grau de independência. É como um filho que já pode escolher o que vestir e o que comer, mas os pais, ou seja, Dinamarca, ainda decidem algumas coisas.

No futuro, a Gronelândia pode até decidir ser um país sozinho. Mas, por agora, continua ligada à Dinamarca.

Donald Trump pode ficar com a Gronelândia?

Donald Trump só poderia ficar com a Gronelândia se a Dinamarca e quem vive na ilha concordassem em vendê-la. Mas isso é muito difícil de acontecer.

Só a Dinamarca pode decidir se quer vender, e já disse claramente que "não". As pessoas que vivem na Gronelândia, cerca de 56 mil, sentem que a sua terra não é um objeto para vender.

Além disso, hoje em dia, comprar países não é normal. Há muitos anos, alguns países compravam terras, como os EUA fizeram com o Alasca, mas agora quase nunca acontece.

Mesmo que Donald Trump oferecesse muito dinheiro, a Gronelândia só passaria a ser dos EUA se toda a gente envolvida concordasse. E isso ainda não aconteceu.