Não é só birra: o ruído a mais é contra a lei

SIC Explica-me

Não é só birra: o ruído a mais é contra a lei

O ruído é qualquer som que incomoda, como música alta, gritos ou obras. Há momentos em que o barulho faz mal: impede o descanso, atrapalha quem estuda e pode afetar a saúde. Por isso existe um Regulamento Geral do Ruído, que serve para proteger o nosso direito ao descanso.

As regras dizem que devemos ter mais cuidado com o barulho entre as 23h e as 7h, e também ao fim de semana, especialmente quando vivemos perto de outras pessoas.

Mesmo durante o dia, obras ou sons muito fortes perto de escolas, hospitais ou lares, devem ser evitados ou reduzidos, porque nesses locais o silêncio é ainda mais importante.

Todos gostamos de ouvir música ou brincar, mas o respeito pelos outros também se ouve: no silêncio quando é preciso. E há multas para quem não cumpre!

💸 O que acontece se alguém fizer barulho a mais em casa?

Se uma pessoa tiver a música muito alta em casa, principalmente à noite (depois das 23h), e incomodar os vizinhos, pode ter problemas. A polícia pode ser chamada e a pessoa pode ter de pagar uma multa até dois mil euros!


🔨 E nas obras?

Se alguém estiver a fazer obras num prédio fora do horário permitido (por exemplo, à noite ou aos fins de semana), também pode ser multado. Mesmo de dia, se a obra for perto de uma escola ou hospital, tem de seguir regras especiais, como pedir autorização, para não ser multado.