O carro mais estreito do mundo?

Mariana Jerónimo

Andrea Marazzi, engenheiro italiano de 30 anos, ao volante do seu Fiat Panda modificado, que poderá tornar-se o "carro mais estreito do mundo".
Andrea Marazzi, engenheiro italiano de 30 anos, ao volante do seu Fiat Panda modificado, que poderá tornar-se o "carro mais estreito do mundo".
Andrea Marazzi

Andrea Marazzi, um engenheiro italiano de 30 anos, criou uma versão modificada do Fiat Panda com apenas 50 centímetros de largura, possivelmente o carro mais estreito do mundo.

À primeira vista pode parecer uma imagem criada por Inteligência Artificial mas não é. Trata-se de uma versão totalmente modificada do clássico Fiat Panda, lançado em 1980.

Com apenas 50 centímetros de largura — uma dimensão extraordinariamente estreita para um automóvel — este Fiat Panda azul, equipado com um único farol, consegue transportar duas pessoas.

O carro utiliza o motor de uma scooter, é alimentado por duas baterias, alcança uma autonomia de 25 quilómetros com a carga completa e atinge uma velocidade máxima de 15 km/h.

Andrea Marazzi utilizou peças de um Fiat Panda de 1993 para construir esta versão que, tal como um carro normal, também tem quatro pneus. Pesa 264 quilos, tem 145 centímetros de altura e 340 centímetros de comprimento.

Foi num ferro-velho da família, situado na região de Bagnolo Cremasco, que nasceu este curioso automóvel.

A criação de Andrea Marazzi, de 30 anos, chamou a atenção no rali “Pandino”, um encontro dedicado a este modelo automóvel, que se realiza todos os anos na província de Cremona, em Itália.

O engenheiro italiano já fez o pedido para que o carro seja reconhecido pelo Guinness World Records como o “carro mais estreito alguma vez construído.”

As suas outras criações incluem uma bicicleta flutuante montada em barris de óleo vazios e um Fiat Panda com rodas de monster truck.