Querem realizar os vossos sonhos? “Chateiem muito os vossos pais”

SIC Explica-me

Querem realizar os vossos sonhos? “Chateiem muito os vossos pais”

Queria ser empresário de automóveis mas acabou por ser jornalista. É o primeiro pivot do dia a contar o que se passa no mundo, na SIC Notícias, por isso levanta-se às 3 da manhã. Apaixonado por râguebi, realizou o sonho de jogar pela seleção nacional. Como? Cláudio França conta tudo na conversa que teve com o Lumi.

Cláudio França tem 32 anos e é jornalista e pivot de informação na SIC Notícias. Foi o primeiro da família, que é angolana, a nascer em Portugal.

Em criança gostava muito de brincar na rua. O Lumi perguntou-lhe o que gostava mais de fazer.

Acreditas que quando era mais novo dizia que queria ser empresário de automóveis? Tudo por causa do pai de um amigo. Hoje, não é empresário, mas usa fato e gravata na mesma. Pelo menos quando está a trabalhar.

O sonho de vender carros não se realizou, mas garante que já conseguiu alcançar muitos outros objetivos.

O desejo de trabalhar em televisão não tem muito tempo, foi quando entrou na SIC que ficou fascinado e perguntou porque não experimentar. Depois, fez uma formação e o dia da estreia chegou num instante.

Sabes que o Cláudio não tinha contado à família que ia começar a apresentar as notícias? No primeiro dia estava nervoso, mas ficou com o sentimento de dever cumprido.

Já passaram quatro anos e continua a dar as notícias bem cedo na SIC Notícias. O despertador toca todos os dias antes das 3 da manhã. Trabalha até às 11 horas e depois ainda faz muitas outras coisas, mas, pelo meio, aproveita para tirar uma sesta.

Com uma imagem diferente dos outros pivots, Cláudio França faz questão de manter as rastas. Um dia a avó perguntou-lhe se não queria cortar o cabelo, mas disse que não fazia sentido porque é a sua imagem.

O Lumi também quis saber o que gostaria o Cláudio de dizer às crianças que têm sonhos para realizar. O recado é muito claro: “chateiem muito os vossos pais”. Foi o que ele fez, porque queria muito jogar râguebi. E conseguiu.

Representou Portugal ao mais alto nível quando jogou na seleção nacional. Mas atenção porque sem trabalho é muito mais difícil conseguir realizar os sonhos.

Cláudio é um apaixonado pelo râguebi, um desporto que lhe trouxe muitos amigos, que foi fundamental para o seu crescimento e para a pessoa que é. Atualmente já não joga e confessa que o dia que teve que se despedir dos colegas de equipa foi muito difícil.

E o que será que o jornalista da SIC Notícias acha do SIC Explica-me?

Vamos continuar a ver o Cláudio na televisão, esperamos que não se esqueça de visitar o SIC Explica-me.