Vamos usar menos o telemóvel? A ideia vem de uma cidade japonesa

SIC Explica-me

Vamos usar menos o telemóvel? A ideia vem de uma cidade japonesa

Numa cidade do Japão chamada Toyoake o presidente da câmara pediu às pessoas para usarem menos o telemóvel — no máximo duas horas por dia. Ninguém é multado por não cumprir, porque o objetivo não é castigar, mas ajudar todos a terem uma relação mais saudável com os ecrãs.

Masafumi Kouki explicou que está preocupado porque as pessoas quase não falam umas com as outras.

"Nos comboios, todos ficam a olhar para os telemóveis, já ninguém fala com os outros. Queria criar uma oportunidade para os nossos moradores refletirem", disse durante uma entrevista.

A nova lei recomenda, por isso, menos tempo nos ecrãs, como telemóveis, computadores e tablets. Vale para crianças e adultos, mas não conta o tempo usado para estudar ou trabalhar.

Algumas pessoas não concordaram com a ideia mas outras começaram a usar menos o telemóvel.

😴

Para ajudar a dormir melhor, a lei recomenda:

  • Os alunos devem desligar os ecrãs depois das 21:00
  • Os mais velhos depois das 22:00

🛌

Sabias que dormir bem ajuda o cérebro a crescer e a aprender melhor? Usar o telemóvel antes de dormir pode atrapalhar o sono e deixar-nos mais cansados no dia seguinte. Além disso, passar muito tempo em frente aos ecrãs pode causar tristeza, ansiedade e solidão.

O presidente da câmara tem dois filhos, de 10 e 7 anos, que não têm telemóvel. A família evita usar ecrãs durante as refeições, para poderem conversar mais.

O que achas desta ideia?