A seleção nacional vai jogar com a Sérvia, Letónia, República Checa, Turquia e Estónia no Grupo A, em Riga, e estreia-se em 27 de agosto, frente aos checos.
Depois, Portugal defronta os sérvios (29 de agosto), os turcos (30 de agosto), os letões (1 de setembro) e os estónios (3 de setembro).
Neemias Queta, que apenas soma dois jogos na seleção principal portuguesa, faz parte da lista dos pré-convocados do selecionador Mário Gomes.
Para conseguir o apuramento para os oitavos de final, Portugal vai ter de ficar num dos quatro primeiros lugares.
Depois da competição europeia de seleções, Queta regressará aos EUA para disputar a NBA pelos Boston Celtics.
Da margem sul para a loucura da NBA
Filho de pais guineenses, Neemias Queta cresceu na margem sul do Tejo. A sua ligação ao basquetebol começou bem cedo. Em Portugal jogou no SL Benfica, mas acabou por viajar para os Estados Unidos da América, onde representou a Utah State, uma equipa universitária.
Queta foi depois escolhido pelos Sacramento Kings, tornando-se o primeiro jogador português a entrar na NBA. Duas épocas depois assinou com os Boston Celtics.
Com a camisola dos Boston Celtics, depois de jogar 31 partidas e marcar 141 pontos, sagra-se campeão da NBA em junho de 2024
Em 2022 foi escolhido como Personalidade do Ano de 2022 para a Federação Portuguesa de Basquetebol.
O desafio de Portugal
Portugal qualificou-se para o Eurobasket2025 ao vencer o Grupo F da segunda ronda de pré-qualificação, à frente de Bulgária, Roménia e Chipre, e ser terceiro no Grupo A da fase de qualificação, atrás de Israel e Eslovénia e à frente da Ucrânia.
A fase final do Europeu de 2025, que será a 42.ª edição do evento, realiza-se na Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro.