Borbulhas? Faz parte do crescimento

SIC Explica-me

Borbulhas? Faz parte do crescimento

A adolescência é uma fase cheia de mudanças. O corpo cresce mais depressa, os hábitos mudam, as emoções ficam mais intensas… e, muitas vezes, começam a surgir borbulhas na pele. Podem ser muito incómodas, mas com alguns cuidados a tua pele pode ficar mais equilibrada. É uma das partes “chatas” de estar a caminho da idade adulta.

As borbulhas aparecem porque, sobretudo a partir dos 10-13 anos, o corpo começa a produzir mais hormonas. Estas hormonas dão um “recado” às glândulas da pele para produzirem mais sebo, um óleo natural que protege e hidrata a pele.

Quando há sebo em excesso, ele mistura-se com células mortas da pele e pode bloquear os poros. É nesse “engarrafamento” que surgem os pontos negros e as borbulhas.

Se o poro ficar entupido, as bactérias que vivem naturalmente na pele começarem a multiplicar-se naquele local.

O corpo reage e aparecerem as marcas vermelhas e inchadas. É o que normalmente se chama acne.

Mas pode haver outras causas!

Além das hormonas, existem aspetos que podem aumentar as hipóteses de teres mais borbulhas. Algumas pessoas herdam dos pais uma maior tendência para desenvolver acne.

Situações de tensão, como testes, mudanças na escola ou conflitos com amigos, levam o corpo a produzir hormonas que favorecem o aparecimento de borbulhas.

Quando pode ser motivo de preocupação?

As borbulhas vão desaparecendo com o tempo. Mas, pede ajuda a um médico, de preferência um dermatologista, se as borbulhas forem muito frequentes, grandes, causarem dor, deixarem marcas ou se estiverem a afetar a tua autoestima. Há tratamentos seguros e adequados para cada idade.

Ter borbulhas é muito comum durante a adolescência. Com paciência, bons cuidados e, quando necessário, orientação especializada, a maioria das borbulhas melhora com o tempo.